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99% de seus Custos Logísticos são controlados, mas aquele 1% é “vagabundo”?

Você já parou pra pensar na ideologia por trás da musica cantada pela dupla sertaneja Marcos e Belutti e pelo cantor Wesley Safadão?

Gente, o cara tá namorando todo mundo…

E isso porque ele é 99% anjo perfeito e apenas 1% vagabundo, ou seja, o um por cento estraga tudo.

Pense bem, quem gostaria de estar envolvido em uma relação dessas?

Tomadas às devidas proporções, isso se aplica também aos custos logísticos e o gerenciamento deles, pois pare pra pensar um pouco:

99% de seus custos estão controlados, porém tem um percentual “vagabundo” de 1% que acaba com suas margens.  Isso é desesperador.

Cada vez mais o controle e a redução dos custos logísticos tem se tornado tema obrigatório nas mesas de discussão de todos os setores das empresas que buscam a excelência.

Essas têm Investido em soluções logísticas mais eficientes e em profissionais capazes de tomar decisões que proporcionem redução de custos de transporte, estoque e armazenagem.

O que geralmente configura esse 1% que acaba com as margens?

Todos os custos marginais e as perdas durante os processos.

POSSO FAZER ALGUMAS PROVOCAÇÕES?

 

Às vezes mexer em nossa casa ou ferida é meio desagradável. Por isso peço licença. Farei alguns questionamentos sobre sua logística 99% anjo e perfeita para identificar junto contigo aquele 1% vagabundo:

1. Qual o custo do seu transporte?

Sim, eu sei que os valores orçados e gastos com fretes está na ponta da língua, mas pergunto quanto custa:

  • Fretes gastos com veículos spots para atender o erro de acuracidade ou de vendas?
  • Devoluções por motivos como: clientes em inventário, com estoque cheio ou os pedidos que foram duplicados, com preço divergente ou por erros de paletização?
  • Quanto foi gasto com as taxas de entrega; de dificuldade, de restrição, de descarga e tantas outras?
  • Quanto custou os atrasos de coleta e as perdas de agenda?
  • Qual o custo de entregar em clientes não rentáveis ou com drop-size muito baixo?
  • Já calculou o valor do tempo perdido nas coletas mal programadas ou entregas sem roteirização/clusterização?
  • Quanto gasta com impostos (principalmente o ICMS)? Quando compôs o frete levou em conta?

2. Quanto custa sua logística reversa?

  • O pós venda; aquele momento que você precisa retirar do cliente aquilo que não vendeu, venceu ou avariou?
  • Quanto custa essa operação em frete, armazenagem, embalagem, estocagem e administrativamente (pessoas e estrutura)?
  • Os clientes insatisfeitos, tem o top 10 de reclamações de seus clientes? Quais ações implantou para eliminar?

3. Qual é o seu custo com perdas?

As perdas são comuns em qualquer operação, mas é importante que o gestor saiba quanto se perde em:

  • Erro de separação?
  • Roubo?
  • Avarias?
  • Vencimentos?

Qual é o custo destas perdas?

4. Qual o custo com a falta de acuracidade de seus estoques?

O time comercial vendeu, pois constava nos sistemas, porém no físico não existia.

  • Quanto custa a perda da venda e porque havia furo no estoque?
  • Qual o valor anual das perdas no seu inventário?

5. Quanto custa todas as perdas da venda online?

Seu e-commerce vende horrores e é um verdadeiro sucesso, mas não se pode dizer o mesmo de seus estoques e suas entregas.

  • Quanto custa vender e não entregar? ou de entregar faltando?

Quer saber mais sobre o que perguntei? Os artigos abaixo poderão te auxiliar:

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COMO ELIMINAR ESSE “1% VAGABUNDO”? O QUE O GESTOR PRECISA FAZER?

 

Primeira e mais importante lição é saber a diferença entre  gastos, investimentos, despesas, perdas, desperdícios e custos. Essa compreensão é necessária para uma gestão eficiente dos custos (as figuras são do livro: Gestão de custos: uma abordagem prática).

 

Identificar os custos é outro fator de importância: eles são identificados como diretos e indiretos. Quanto à produção são classificados como fixos e variáveis.

 

Outras expressões usadas costumeiramente na área de custos e que o gestor deve estar atento é relação custo x benefício, custeio, rateio, distinção entre lucro e pró-labore.

Em síntese, o gestor deve saber classificar em sua operação os custos variáveis e/ou diretos, custos fixos e/ou indiretos, perdas, investimentos ou despesas, considerando as particularidades de sua operação.

COMO ISSO SE TRADUZ NA PRÁTICA?

Conhecendo melhor seus custos, compondo-os e controlando corretamente. Esses são os primeiros passos para que este 1% “vagabundo” não tire o seu sono.

Entre os custos mais importantes estão:

A) TRANSPORTES:

  • Encontre o custo real do transporte para cada operação (verificando inclusive os modais ideais);
  • Analise os fretes no transporte rodoviário (visto que é o mais usado);
  • No controle e análise de fretes, qual a métrica de composição, que drives adotar?
  • Quais os indicadores (KPI’s) e práticas de melhoria contínua implementar?

Para conhecer mais sobre transportes leia os artigos abaixo:

B) CUSTOS DE ESTOQUE:

  • Saiba no detalhe os custos proporcionais à quantidade armazenada e ao tempo que o produto fica em estoque;
  • Descubra os custos de oportunidade do capital;
  • Os custos de falta;
  • Defina a politica de estoque.

C) CUSTO DE ARMAZENAGEM:

  • É importante saber os custos de movimentação;
  • Os custos de ocupação x espaço disponível;
  • Custos administrativos com a armazenagem;
  • Quanto se gasta de gerenciamento da armazenagem e tecnologia à disposição;
  • Saiba o que é e como se implementa o FIFO, LIFO E FEFO.

Para conhecer mais sobre estoque e armazenagem leia:

D) ADMINISTRATIVO:

  • Saiba qual a participação dos custos de sua estrutura: aluguéis, equipamentos, tecnologia, água, luz, telefonia, pessoas, treinamentos, material de escritório e etc;
  • Tributação: entenda quanto os impostos abocanham de sua receita e se existe oportunidade de redução. Conheça o tema guerra fiscal entre as UFs.

A IMPORTÂNCIA DE MEDIR PARA CONTROLAR E MELHORAR CONTINUAMENTE

KPI’S PARA MEDIR E ENTENDER A OPERAÇÃO:

William Edwards Deming disse que “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia” 

Indicadores estratégicos, de qualidade, de capacidade, de custos e outros, ajudam a monitorar a evolução dos resultados da empresa e servem como norte para o processo de tomada de decisão e a criação de estratégias de melhoria do negócio. Controle é vital.

Há um número considerável de organizações que encontram muita dificuldade para definir indicadores de desempenho e metas aos seus objetivos estratégicos e respectivos processos. O KPI não apenas analisa a eficiência dos processos, mas, também, orienta os resultados para atender os objetivos, facilitando o entendimento.

Para conhecer KPI’s importantes: Logística de Transportes: 17 ações INOVADORAS para REDUZIR OS CUSTOS e ELEVAR OS NÍVEIS

A FILOSOFIA DE MELHORIA CONTÍNUA

Melhoria contínua ou Lean é uma filosofia operacional de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos).

As ferramentas de Melhoria Contínua podem ser adaptadas e aplicadas por qualquer empresa, independentemente de seu segmento.

Compreender a importância de melhoria do desempenho da organização, mapeando os processos e melhorando os cenários de decisão é vital. Para isso treinar funcionários e parceiros na filosofia de melhoria contínua pode definir quem continuará competitivo e no mercado.

Para conhecer as ferramentas mais importantes de melhoria contínua: Impeachment de sua Logística já – 07 Ferramentas de Melhoria Contínua para Elevar os Níveis de seus Serviços.

Elimine ou tenha sob controle os seus custos logísticos, pois não é financeiramente saudável ter 99% mapeados e perfeitos enquanto esse 1% estraga tudo acabando com suas margens e possibilidades de crescimento.

Até a próxima! 

Achiles Rodrigues