Você já parou pra pensar na ideologia por trás da musica cantada pela dupla sertaneja Marcos e Belutti e pelo cantor Wesley Safadão?
Gente, o cara tá namorando todo mundo…
E isso porque ele é 99% anjo perfeito e apenas 1% vagabundo, ou seja, o um por cento estraga tudo.
Pense bem, quem gostaria de estar envolvido em uma relação dessas?
Tomadas às devidas proporções, isso se aplica também aos custos logísticos e o gerenciamento deles, pois pare pra pensar um pouco:
99% de seus custos estão controlados, porém tem um percentual “vagabundo” de 1% que acaba com suas margens. Isso é desesperador.
Cada vez mais o controle e a redução dos custos logísticos tem se tornado tema obrigatório nas mesas de discussão de todos os setores das empresas que buscam a excelência.
Essas têm Investido em soluções logísticas mais eficientes e em profissionais capazes de tomar decisões que proporcionem redução de custos de transporte, estoque e armazenagem.
O que geralmente configura esse 1% que acaba com as margens?
Todos os custos marginais e as perdas durante os processos.
POSSO FAZER ALGUMAS PROVOCAÇÕES?
Às vezes mexer em nossa casa ou ferida é meio desagradável. Por isso peço licença. Farei alguns questionamentos sobre sua logística 99% anjo e perfeita para identificar junto contigo aquele 1% vagabundo:
1. Qual o custo do seu transporte?
Sim, eu sei que os valores orçados e gastos com fretes está na ponta da língua, mas pergunto quanto custa:
- Fretes gastos com veículos spots para atender o erro de acuracidade ou de vendas?
- Devoluções por motivos como: clientes em inventário, com estoque cheio ou os pedidos que foram duplicados, com preço divergente ou por erros de paletização?
- Quanto foi gasto com as taxas de entrega; de dificuldade, de restrição, de descarga e tantas outras?
- Quanto custou os atrasos de coleta e as perdas de agenda?
- Qual o custo de entregar em clientes não rentáveis ou com drop-size muito baixo?
- Já calculou o valor do tempo perdido nas coletas mal programadas ou entregas sem roteirização/clusterização?
- Quanto gasta com impostos (principalmente o ICMS)? Quando compôs o frete levou em conta?
2. Quanto custa sua logística reversa?
- O pós venda; aquele momento que você precisa retirar do cliente aquilo que não vendeu, venceu ou avariou?
- Quanto custa essa operação em frete, armazenagem, embalagem, estocagem e administrativamente (pessoas e estrutura)?
- Os clientes insatisfeitos, tem o top 10 de reclamações de seus clientes? Quais ações implantou para eliminar?
3. Qual é o seu custo com perdas?
As perdas são comuns em qualquer operação, mas é importante que o gestor saiba quanto se perde em:
- Erro de separação?
- Roubo?
- Avarias?
- Vencimentos?
Qual é o custo destas perdas?
4. Qual o custo com a falta de acuracidade de seus estoques?
O time comercial vendeu, pois constava nos sistemas, porém no físico não existia.
- Quanto custa a perda da venda e porque havia furo no estoque?
- Qual o valor anual das perdas no seu inventário?
5. Quanto custa todas as perdas da venda online?
Seu e-commerce vende horrores e é um verdadeiro sucesso, mas não se pode dizer o mesmo de seus estoques e suas entregas.
- Quanto custa vender e não entregar? ou de entregar faltando?
Quer saber mais sobre o que perguntei? Os artigos abaixo poderão te auxiliar:
- Drop Size e sua Importância para a Gestão do Transporte
- Você Conhece as 10 Principais Taxas da Entrega Urbana?
- Os 7 Pecados Capitais do Transporte
- Vai Contratar uma Transportadora? Saiba que Erros não cometer
- Roteirização de Transportes – 10 Ganhos para sua Empresa
- Milk Run – Você Conhece os Conceitos e Ganhos?
- Uma Gestão Frágil do transporte pode prejudicar todo o negócio
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COMO ELIMINAR ESSE “1% VAGABUNDO”? O QUE O GESTOR PRECISA FAZER?
Primeira e mais importante lição é saber a diferença entre gastos, investimentos, despesas, perdas, desperdícios e custos. Essa compreensão é necessária para uma gestão eficiente dos custos (as figuras são do livro: Gestão de custos: uma abordagem prática).
Identificar os custos é outro fator de importância: eles são identificados como diretos e indiretos. Quanto à produção são classificados como fixos e variáveis.
Outras expressões usadas costumeiramente na área de custos e que o gestor deve estar atento é relação custo x benefício, custeio, rateio, distinção entre lucro e pró-labore.
Em síntese, o gestor deve saber classificar em sua operação os custos variáveis e/ou diretos, custos fixos e/ou indiretos, perdas, investimentos ou despesas, considerando as particularidades de sua operação.
COMO ISSO SE TRADUZ NA PRÁTICA?
Conhecendo melhor seus custos, compondo-os e controlando corretamente. Esses são os primeiros passos para que este 1% “vagabundo” não tire o seu sono.
Entre os custos mais importantes estão:
A) TRANSPORTES:
- Encontre o custo real do transporte para cada operação (verificando inclusive os modais ideais);
- Analise os fretes no transporte rodoviário (visto que é o mais usado);
- No controle e análise de fretes, qual a métrica de composição, que drives adotar?
- Quais os indicadores (KPI’s) e práticas de melhoria contínua implementar?
Para conhecer mais sobre transportes leia os artigos abaixo:
- Logística – Parte II: Transportes e Sua Importância na Logística
- Logística – Parte III: Transportes e a Gestão dos Custos
- Valor do Frete – Aprenda a Calcular de Forma Simples e Prática
B) CUSTOS DE ESTOQUE:
- Saiba no detalhe os custos proporcionais à quantidade armazenada e ao tempo que o produto fica em estoque;
- Descubra os custos de oportunidade do capital;
- Os custos de falta;
- Defina a politica de estoque.
C) CUSTO DE ARMAZENAGEM:
- É importante saber os custos de movimentação;
- Os custos de ocupação x espaço disponível;
- Custos administrativos com a armazenagem;
- Quanto se gasta de gerenciamento da armazenagem e tecnologia à disposição;
- Saiba o que é e como se implementa o FIFO, LIFO E FEFO.
Para conhecer mais sobre estoque e armazenagem leia:
- LOGÍSTICA INBOUND – 10 Ações Eficazes para Inovação, aumento de Produtividade, Controle e Excelência
- Operadores Logísticos: Tudo que você precisa saber Antes e depois de contratar um
D) ADMINISTRATIVO:
- Saiba qual a participação dos custos de sua estrutura: aluguéis, equipamentos, tecnologia, água, luz, telefonia, pessoas, treinamentos, material de escritório e etc;
- Tributação: entenda quanto os impostos abocanham de sua receita e se existe oportunidade de redução. Conheça o tema guerra fiscal entre as UFs.
A IMPORTÂNCIA DE MEDIR PARA CONTROLAR E MELHORAR CONTINUAMENTE
KPI’S PARA MEDIR E ENTENDER A OPERAÇÃO:
William Edwards Deming disse que “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”
Indicadores estratégicos, de qualidade, de capacidade, de custos e outros, ajudam a monitorar a evolução dos resultados da empresa e servem como norte para o processo de tomada de decisão e a criação de estratégias de melhoria do negócio. Controle é vital.
Há um número considerável de organizações que encontram muita dificuldade para definir indicadores de desempenho e metas aos seus objetivos estratégicos e respectivos processos. O KPI não apenas analisa a eficiência dos processos, mas, também, orienta os resultados para atender os objetivos, facilitando o entendimento.
Para conhecer KPI’s importantes: Logística de Transportes: 17 ações INOVADORAS para REDUZIR OS CUSTOS e ELEVAR OS NÍVEIS
A FILOSOFIA DE MELHORIA CONTÍNUA
Melhoria contínua ou Lean é uma filosofia operacional de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos).
As ferramentas de Melhoria Contínua podem ser adaptadas e aplicadas por qualquer empresa, independentemente de seu segmento.
Compreender a importância de melhoria do desempenho da organização, mapeando os processos e melhorando os cenários de decisão é vital. Para isso treinar funcionários e parceiros na filosofia de melhoria contínua pode definir quem continuará competitivo e no mercado.
Para conhecer as ferramentas mais importantes de melhoria contínua: Impeachment de sua Logística já – 07 Ferramentas de Melhoria Contínua para Elevar os Níveis de seus Serviços.
Elimine ou tenha sob controle os seus custos logísticos, pois não é financeiramente saudável ter 99% mapeados e perfeitos enquanto esse 1% estraga tudo acabando com suas margens e possibilidades de crescimento.
Até a próxima!
Achiles Rodrigues