Criatividade

Afinal, é possível ser criativo na logística?

Esse papo de criatividade é lá com o pessoal de publicidade, propaganda e marketing. Aqui, somos pé no chão e mão na massa.

Se você nunca disse isso, é provável que já tenha ouvido alguém dizer.

O que é um erro crasso.

Pois, criatividade não é coisa só de artista ou de marqueteiro, criatividade é uma ferramenta para solução de problemas e, há tempos, encabeça a lista de habilidades mais importantes para se desenvolver na carreira.

Inclusive, a Revista HSM Management dedicou toda uma edição para falar sobre o tema no último mês.

E, se é uma habilidade que pode ser desenvolvida, é outro erro brutal acreditar que criatividade está na categoria de dom.

Nesse sentido, existem aqueles que acreditam que algumas pessoas já nascem criativas e outras não.

Baita conversa fiada.

Criatividade NÃO É um DOM e nem ferramenta de publicitário ou marqueteiro…

Criatividade é uma habilidade como outra qualquer. Por isso, deve ser aprendida, desenvolvida e praticada.

Uma ferramenta incrível para solucionar problemas.

E é claro que isso é música para os ouvidos atentos de um bom logístico. Pois, em uma área que não para, não dorme e nem um dia é igual ao outro, problemas; tem aos montes:

Caminhões dando no-show, a carga que não coube, o produto que não é encontrado no armazém; o caminhão que ninguém localiza, a conta frete que sempre estoura, estoques cheios, furos no inventário, gargalos na carga e descarga, baixo drop-size, zero visibilidade de indicadores, etecetera, etecetera, e etecetera…

A logística é uma das áreas que mais demandam criatividade em uma empresa.

Na logística os gestores precisam ser verdadeiros malabaristas para dar conta dos desafios, gargalos e demandas.

E é exatamente aí que a criatividade entra, e entra para mudar a condição de uma vez por todas.

Quer saber como ser mais criativo e como inovar na logística; otimizando as operações, maximizando eficiências, aumentando a produtividade e reduzindo os custos?

Leia o artigo até o fim e descubra!

A VERDADE SOBRE A CRIATIVIDADE

Primeiro mito a ser desconstruído é o próprio conceito de CRIATIVIDADE.

Criatividade não existe. É isso mesmo que você leu. NÃO EXISTE.

O que existe é COMBINATIVIDADE:

Criatividade não é criacionismo, mas, combinar de formas diferentes coisas que já existem.

Criar alguma coisa do nada, do vazio, não é moleza e, por isso, nós acreditamos que não somos criativos.

Nessa perspectiva fica mesmo bem difícil. Mas, esse papo do “novo” já foi desmistificado há milênios.

Veja o que disse o sábio Rei Salomão:

O que foi é o que será: o que acontece é o que há de acontecer. Não há nada de novo debaixo do sol (Eclesiastes 1:9).

Viu? Não existe nada novo, tudo é transformado, copiado ou combinado, ou seja, tudo é combinatividade.

Mas, caso você não seja religioso ou não queira dar uma moral para o referido Rei, permita-me recorrer a um rapaz super empreendedor e mega criativo que sei que você respeita:

“Criatividade é apenas conectar coisas.” Steve Jobs

Ah não? Jobs era muito egocêntrico?

Tá bom, então vou ressuscitar o Ford, okay?!

Não inventei nada de novo. Simplesmente juntei em um carro as descobertas de outros homens, séculos de trabalho depois. Henry Ford

A verdade é que para ser criativo, você precisa ter conteúdo, repertório, conhecimentos variados para que quando o problema surgir, você possa combinar coisas, objetos ou ideias para chegar à criação/solução para seu problema.

Simplificando, criatividade surge de um processo criativo composto de etapas: Preparação (análise do problema), incubação (trabalhar na mente), iluminação (quando a solução chega) e verificação (validação da solução).

Como diria Edison, Thomas Edison: Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.

Agora que desmistificamos a criatividade, e você já conhece o processo criativo, vamos aplicá-lo à logística.

COMO APLICAR A CRIATIVIDADE NA LOGÍSTICA

Como aprendemos até aqui, às regras básicas para ser criativo é:

1.   Primeiro: saber que criatividade é para todo mundo e não para um grupo específico de “criativões”;

2.   Segundo: não existe criatividade, o que existe é combinatividade;

3.   E terceiro e mais importante: combinatividade é um processo de preparação, incubação, iluminação e verificação (no fim desse artigo vou acrescentar o 5º elemento do processo. Não desista ainda 😉 ).

Eu adoro processos. Gosto ainda mais de métodos.

Sendo assim, vou estruturar minhas dicas criativas para você, pautadas nos processos de criatividade/combinatividade que discutimos até aqui. Ou seja, vou te propor um método.

Você, quase sempre sabe que existem oportunidades de melhorias em sua logística e onde eles estão.

Arrisco dizer que já se preparou muitas vezes para resolvê-los, tentou, investiu energia e dinheiro, mas, ao fazer a verificação, descobriu que não atingiu o resultado esperado.

Talvez nem mesmo tenha passado perto.

E ouso dizer que não conseguiu por um motivo simples: Você tem o input do problema, e consegue realizar a primeira e a quarta etapa do método (preparação e verificação), mas, te falta às duas etapas mais importantes (incubação e iluminação).

  • Preparação; Incubação; iluminação; Verificação.

Sem muita enrolação, vou te dar um papo reto: incubação e iluminação é o mesmo que repertório, conhecimento, expertise, benchmarking.

Sua empresa ou sua logística ainda não está onde deveria, porque ainda não tem o conhecimento necessário para isso, se não já estaria lá.

A lacuna entre onde se está atualmente e onde se quer chegar, chama-se: incubação/iluminação, ou seja, repertório.

Sua equipe de liderança, vivendo a dinâmica e os problemas do dia a dia, não conseguem “tirar a cabeça de dentro d’água” para enxergar o horizonte, isso é natural.

Como resolver o problema de incubação/iluminação?

BUSQUE O REPERTÓRIO QUE SUA EMPRESA AINDA NÃO TEM

Deixe-me fazer uso de um dom que eu tenho: vou ler sua mente!

Nesse momento você está esperando que eu te fale sobre comprar ou contratar: sistemas; aplicativos, roteirizadores, RP’s, TMS’s e outros softwares não é mesmo?

Essa é geralmente a primeira coisa que vem na cabeça da maioria dos gestores.

Mas, não é o mais importante. Acredite nisso.

Minha experiência, apoiada por pesquisas, vem mostrando que a maioria das empresas não precisam de mais tecnologias sistêmicas para resolver seus gargalos e melhorar seus tempos, movimentos e eficiências.

Essas já existem aos montões.

O que precisam é saber como fazer uso correto do que já existe, potencializando e extraindo o máximo de cada ferramenta.

Ou seja, o que as empresas precisam é de repertório. Precisam incubar novos conhecimentos e iluminar o caminho da equipe de forma criativa em busca de objetivo arrojados e claros.

Para isso, é vital ter pessoas que saibam o que fazer e como fazer.

O que estou dizendo é: se você quer inovar seus processos para otimizar seus recursos, tornar sua logística mais eficiente, enxuta e no custo ideal, faz-se necessário buscar no mercado quem já fez isso comprovadamente para que possa replicar dentro de sua empresa às melhores práticas.

Lembre-se do processo de criatividade/combinatividade: Preparação; Incubação; iluminação; Verificação.

Minha primeira sugestão é também a mais rápida, efetiva e barata: contrate uma consultoria especializada para levar boas prática e inovação (repertório) para seu negócio, transferir norral e treinar sua equipe.

Quer relação de melhor custo-benefício que essa?

Não tem.

Uma relação sem vínculo empregatício, com prazo definido, SLA’s de entrega claros e em contrato e trazendo para sua empresa a expertise de centenas de outros projetos…

A outra dica é oxigenar às cadeiras de liderança ou criar posições de inovação, contratando funcionários que tenham a expertise necessária.

***

Se é possível se criativo na logística?

Não só é possível, como é uma questão de sobrevivência.

Ao seguir esse método: Preparação; Incubação; Iluminação e Verificação, você terá que adotar o quinto elemento do processo: a Comemoração, que certamente virá acompanhada de meritocracia.

E você, o que achou do tema?

Deixe me saber aí nos comentários o que você costuma fazer para ser criativo na logística.

Até à próxima!

Achiles Rodrigues

SOBRE O AUTOR:

Achiles Rodrigues é consultor de logística sênior e especialista em implementação de Torres de Controle e Gestão 4.0.

É colunista da Revista Mundo Logística e fundador do blog: clubedalogística.com.br.

Com mais de 20 anos de experiência em gestão, desenvolvendo soluções customizadas que se adequam a realidade do cliente, visando sempre preparar o time para performance, eficiência, segurança e redução dos custos.