Prever o futuro sempre foi um fetiche capaz de conferir status de gênio visionário e riquezas a quem conseguisse dominar tal arte ou bruxaria.
Aquilo que no passado era qualificado como sorte ou charlatanismo tem se tornado cada vez mais factível na era moderna onde dominamos a inteligência artificial e todas as maravilhas digitais e tecnológicas que são fenômenos da revolução 4.0, ou, ao que confere valor aqui no nosso bate papo — a logística 4.0.
Mas, seria mesmo possível prever o futuro na logística?
No mundo atual, moderno, tecnológico, informativo, eu diria que depende.
Peter Drucker disse que “a melhor maneira de prever o futuro é criando-o”. Uma sentença que aponta para aquilo que você está fazendo agora; no momento chamado hoje.
Ou, ainda mais importante — o como você está fazendo e que tipo de ferramenta está usando para potencializar suas predições.
E, já que estamos falando de prever o futuro —, deixa eu te dar um previsão quase que Nostradamica.
Em um futuro muito breve, empresas que continuarão competitivas, serão aquelas capazes de criar seu próprio futuro. Que embarcadas na era 4.0 (ou quem sabe na 5.0 que desponta por aí), consigam de forma online e ontime ter controle, visibilidade e previsibilidade de cenários de oferta, demanda e suprimentos…
…reduzindo tempos de carga, descarga e deslocamentos. Explorando melhor a capacidade de canais, modais, veículos, máquinas, armazéns e pessoas, encantando fornecedores e clientes ao longo da cadeia.
O que nos leva diretamente para a TCL — Torre de Controle Logístico.
Se você só ouviu falar, mas não sabe bem o que é, permita-me ilustrar esse momento de transformação te falando do surgimento da primeira e emblemática TCA (torre de controle aéreo) que deu origem a TCL (torre de controle logístico).
O NASCIMENTO DA TORRE DE CONTROLE
No século passado, antes da primeira guerra mundial, os primeiros pilotos comerciais voavam em aviões militares convertidos, guiados por seus próprios olhos e por mapas. Esses só podiam voar quando as condições meteorológicas estavam adequadas.
Com o aumento da demanda no pós-guerra, década de 1920, os voos precisaram obedecer a datas e horários rígidos, surgindo então a necessidade de voar em diferentes condições.
Então, a recém-formada Comissão de Navegação Aérea Internacional estabeleceu que os principais aeroportos deveriam enviar e receber boletins meteorológicos.
Ou seja, era necessário fazer previsões assertivas do tempo para assim atender a crescente demanda em um mundo novo.
Foi então que nasceu no então principal aeroporto de Londres, que ficava em Croydon, cerca de 20 km ao sul da capital, a primeira TCA — Torre de Controle Aéreo —, com seus controladores coordenando os movimentos de milhares de aviões, direcionando rotas em caso de mau tempo e decidindo quando as aeronaves deveriam pousar e decolar, tentando evitar atrasos — mas, acima de tudo, acidentes.
O QUE É UMA TORRE DE CONTROLE
Uma central de inteligência e performance logística que alicerçada em tecnologia, métricas, métodos, dados, processos e pessoas, garante que aquilo que foi planejado aconteça na prática. Interagindo em tempo real e integrando planejamento, execução, clientes e alta liderança, dando toda visibilidade da cadeia de valor através de informações, KPI’s e fazendo inputs visando correção dos desvios hora a hora ou, em alguns casos, minuto a minuto.
Para saber muito mais sobre torre de controle Clique nesse link.
Acredito que todos concordamos que cada vez mais o cenário exige previsões mais assertivas, rapidez nas respostas e gestão mais detalhada e tecnológica dos problemas atuais para atender as novas demandas.
E assim como a TCA foi vital para o suporte do crescimento no setor aéreo comercial, de igual modo, a TCL é hoje de extrema importância para suportar o ambiente de economia 4.0, produto da 4 revolução industrial.
O que nos leva as respostas para as principais e mais frequentes perguntas sobre torre de controle.
AS RESPOSTAS PARA AS 15 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE TORRE DE CONTROLE
1 – Hoje não temos visibilidade do que está em trânsito (aéreo, rodo, marítimo, ferro ou duto), do que está em estoque ou em espera para descarga, a TCL auxilia nisso?
A TCL monitora e controla todos os tempos e movimentos, desse modo, o gestor sabe em tempo real a localização, volumes e quantidades de sua carga, bem como seus tempos. Podendo receber hora a hora em seu celular os KPI’s desejados. Chega de sofrer por falta de informação.
2 – Temos muitas ferramentas e sistemas distintos que não conseguimos integrar nem extrair seu potencial, como a TCL resolve esse problema?
Para que a TCL funcione em seu estado de arte faz-se necessário integrar os sistemas e tecnologias pré-existentes, antes mesmo de buscar novas. Assim evita-se inclusive novos investimentos a garante que o pilar de tecnologia fará seu papel. Como a TCL é alicerçada nos pilares de tecnologia, processos e pessoas, é mandatório fazer com que a tecnologia faça o trabalho duro, enquanto as pesssoas se concentram na gestão efetiva do negócio.
3 – Cada área olha pra sua meta, falta comunicação e objetivo comum entre as áreas e hierarquias, a TCL resolve esse dilema?
A TCL operacionaliza o planejamento do negócio, nesse sentido, os gestores calibram a meta com todas as áreas e conectam as pessoas com os objetivos macro da companhia. Assim, as metas se cruzam e o resultado é alcançado.
4 – No quesito orçamento vivemos a dualidade de estourá-lo em alguns momentos e, em outros, atuar com orçamentos “frouxos” onde fechamos muito fácil. Como a TCL ajuda nisso?
A TCL com todo seu know how e base de dados histórica apoia na construção de um orçamento base zero com um olhar para o benchmark dentro de casa ou do mercado. O que for mais assertivo. Na sequência, trabalha esse planejamento anual quebrando em meses, semanas, dias e horas. Em seguida, realiza gestão ativa, real time e online da execução do plano, dando visibilidade antecipada de como será o fechamento do período definido, apoiando assim a tomada célere de decisão.
5 – Nossa diretoria acaba tomando decisões por feeling por falta de visibilidade de dados inteligentes. A TCL resolve essa questão?
Além de gerar um grande banco de dados, a TCL minera esses dados transformando-os em KPI’s e relatórios gerenciais. Fornecendo à toda liderança o histórico necessário para uma tomada de decisão pautada em dados e fatos.
6 – Temos a impressão que dirigimos nossa operação olhando pelo espelho retrovisor, com a TCL passaremos a olhar para o para-brisa?
Sem dúvida. Essa é a razão de ser de uma TCL, que a partir de uma gestão online e real time, dá toda visibilidade aos gestores que estão no dia a dia da operação para que consigam enxergar o presente e construir o futuro planejado.
7 – Nossos equipamentos são extremamente improdutivos. A TCL entra também nessa demanda?
A TCL monitora minuto a minuto cada equipamento, apoiando nas PNP’s (paradas não programadas), manutenções, serviços auxiliares ou setups. Com essa gestão de produtividade garante-se que os equipamentos produtivos não fiquem ociosos e entreguem o seu máximo potencial.
8 – Nossa manutenção é muito ineficiente, a TCL apoia a manutenção?
Além de apoiar na gestão dos históricos de manutenção preditiva e preventiva, a TCL fornece informações em tempo real do status e localização do equipamento, apoia na gestão do almoxarifado de peças, direciona o time de manutenção e cobra os SLA’s acordados.
9 – Não conseguimos baixar nossas taxas de acidentes, aqui a TCL também apoia?
A TCL trabalha também conceitos de segurança via rádio, mensagens instantâneas via celular e e-mails. Bem como, gestão de documentos como APR, DDS’s, rotogramas e outros.
10 – Tenho a necessidade de melhorar a gestão dos nossos fornecedores com apoio a negociações contratuais e tarifas. Podemos inserir a TCL nesse circuito?
Sem dúvida. A TCL pode apoiar gerando evidências, dados e fatos da performance logística de cada fornecedor, dando subsídios substanciais ao gestor dos contratos para que conduza as negociações assertivamente.
11 – Em nossas unidades, apesar de termos processos parecidos (nem sempre são os mesmos), os tempos, níveis de atendimento e performance são totalmente diferentes. Como TCL entra aqui?
Realizando um trabalho de benchmark interno e externo entendendo as melhores práticas e padronizando todos os processos, entretanto, respeitando as particularidades de cada local. Com isso, a TCL trabalha alavancas e gatilhos de eficiência e gestão.
12 – As informações demoram a chegar na alta gestão e, quando chegam, geralmente estão distorcidas. A TCL corrige esse ciclo?
É papel da TCL trabalhar uma importante ferramenta chamada scalation list, responsável por fazer com que os ofensores (intempéries operacionais ou de planejamento) cheguem em tempo real aos responsáveis e, com reuniões semanais a TCL leva informações isentas e pautadas em dados até a alta gestão da companhia.
13 – Será que eu preciso de uma TCL, visto que não sou uma empresa de transportes?
Essa é uma dúvida muito comum. Muitas empresas vendem tecnologia para monitoramento de entregas posicionando-se como TCL. No entanto, uma torre de controle faz gestão e monitoramento de tempos, movimentos e eficiências de ecossistemas produtivos, podendo ser máquinas industriais, colhedoras, colheitadeiras, armazéns, fornecedores de insumos, mercados, transporte e etc. Desse modo, todo e qualquer negócio precisa de uma TCL.
14 – A TCL é multicanal e multimodal ou é torre de transporte; de logística de distribuição?
Uma TCL de verdade, não uma fake, é focada na multimodalidade e multicanalidade. Se o negócio precisa de uma ferramenta que traga visibilidade da cadeia de suprimentos, não deve implementar uma TCT (torre de controle de transportes ou distribuição), mas, uma TCL para gerir os tempos, movimentos e eficiência de máquinas, processos e pessoas.
15 – Quanto tempo leva para implementar uma TCL?
O tempo varia entre 4 e 8 meses. O que dependerá diretamente da maturidade dos processos, tecnologia, infraestrutura e cultura de cada empresa. Realizar um diagnóstico e Business Case responderá não só a essa pergunta, mas, também outras como Payback, dimensionamento e localização da TCL, modelo e área de atuação, hierarquia e outros detalhes importantes.
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Para prever o futuro nós não precisamos de uma bola de cristal como nos filmes hollywoodianos. Basta adotar ferramentas inovadoras que nos colocam a bordo da revolução digital, tecnológica e disruptiva que estamos vivendo.
Adotar uma TCL é garantir controle e visibilidade de ponta a ponta em sua cadeia de valor.
Obrigado por ler até aqui.
Se houver outra pergunta que não respondi no texto, escreva nos comentários que terei o prazer em respondê-la.
Até a próxima!
Achiles Rodrigues
SOBRE O AUTOR:
Achiles Rodrigues é um nexialista com mais de 20 anos de experiência no mundo corporativo. Logístico de Pai, Mãe e parteira, já atuou nos mais diversos setores e segmentos como gestor de logística, transportes e melhoria contínua. Formado em administração, teologia e pós-graduado em logística e Supply chain e vendas, negociações e resultado de alta performance. É também colunista da revista Mundo logística e fundador dos blogs: clubedalogística.com.br e achilesrodrigues.com.br.