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Sua logística está preparada para as sazonalidades do carnaval ao Réveillon?

Desde os tempos mais longínquos a sociedade se organiza em torno de eventos sazonais: natal, réveillon, festas de inverno ou verão, dias santos, dos namorados, crianças, páscoa, semana santa, festa junina e muitos outros períodos.

Para a indústria é tempo de prosperidade — enxurrada de pedidos, maquinário trabalhando sem parar em três turnos diários, aluguel de depósitos logísticos, contratação de pessoas e serviços extras…

Mas no meio de toda essa profusão é imperativo discutir como a cadeia de suprimentos (supply Chain) se comporta ou sofre com as sazonalidades, e, mais importante — quais ações não podem deixar de existir para equalizar os processos de toda a cadeia e, especialmente na logística de distribuição…

Neste artigo conversaremos sobre o que é e os porquês da sazonalidade, dificuldades de acuracidade da demanda, como se preparar para minimizar as surpresas e criar planos de ações para contingenciar a logística de distribuição. Não deixe de ler até o final, vai ser bem legal.

CONCEITO DE SAZONALIDADE

Qualquer evento ou comportamento que acontece sempre em uma mesma época dentro de um intervalo de tempo específico, ou seja, um comportamento ou padrão que se repete de tempos em tempos pode ser chamado de sazonal.

Sazonalidade pode acontecer dentre diferentes intervalos de tempo, isto é, existem sazonalidades dentro do dia, semana, mês ou ano e também em eventos especiais como copa do mundo ou olimpíadas.

A sazonalidade pode ser positiva: hora de tirar grande proveito e aumentar as vendas exponencialmente, momento em que as empresas podem elevar o faturamento.

Ou pode ser negativa: períodos de baixa procura, momento para avaliar se vale a pena operar ou diversificar o negócio. Traremos exemplos mais adiante.

SAZONALIDADE DO FIM DO MÊS

Essa está no dia-a-dia do negócio, chamada comumente de “a síndrome do fim do mês”.

Quem é da área logística já viveu isso — chega fim de mês há uma enorme concentração do faturamento, as entregas bombam. “Todas as empresas” se desesperam atrás de caminhão — a galera do transporte naturalmente cobra mais caro no frete (oferta e demanda) e neste momento todos pagam. O que aconteceu, faltou planejamento estratégico?

Os motivos são muitos:

Blefe das empresas varejistas e atacadistas que para obterem maiores vantagens aguardam o “desespero” da indústria que precisa vender e quase sempre libera os grandes descontos e promoções por volta do dia 25 para desovar o estoque, o que acaba causando um vício de todo mês.

O vendedor tenta adiantar ao máximo as vendas para á primeira quinzena para assim bater as metas, no entanto vai chegando fim do mês, se ela não vem, só resta melhorar os descontos.

Sabe-se também que o varejo (atacados e mercados) abastem as gôndolas para as vendas do quinto dia útil, data quando a maioria dos trabalhadores brasileiros recebem o ordenado (fim do mês ou até o quinto dia útil).

Se receberem a mercadoria no inicio do mês, exemplo do dia 1 a 5; terão todo o restante do mês para administrar o estoque; efeito tributação, onde impostos são recolhidos no mês, enfim, são motivos diversos…

SAZONALIDADE ANUAL

Começa o ano e a volta as aulas já aquecem o dia-a-dia das empresas de material escolar, cadernos, canetas, vans escolares, uniformes — vende-se como em nenhuma outra época do ano —, a corrida para atender as imensas listas das escolas vai por todo o mês de janeiro (sei bem o que é isso, tenho duas filhas).

Não demora chega o carnaval e, com as festas vêm o aumento nas vendas para agências de viagens, hotéis, cervejarias, fantasias e indústria de preservativos (depois de nove meses a indústria dos produtos para bebês também se alegrará)…

…a quarta-feira de cinzas fecha o carnaval dando lugar à quaresma que encerrará com a semana santa e a sexta-feira da paixão: turismo religioso, bacalhau (peixes no geral) e vinhos.

Na sequência teremos a páscoa, uma alegria para os chocólatras e, mais ainda para a indústria de chocolates e colombas pascais.

Atente-se, pois o ano só está começando, teremos ainda datas emotivas comerciais aos montes:

Dia das mães; Dos pais; Dos namorados; Festa junina; Dia das crianças; Halloween; Black Friday; Natal; Réveillon.

Ufaaa tem filão pra todo gosto e negócio.

TEMPO DE VACAS GORDAS OU DE DESAFIOS PARA A LOGÍSTICA?

Tempo de vacas gordas, sem dúvida, mas de muita cautela, seja por conta de sazonalidade diária, mensal, trimestral, semestral ou anual; é sempre um pandemônio na logística…

…concentração enorme de pedidos, falta de caminhões, de agendas e janelas, filas intermináveis na porta dos clientes (a prioridade é do perecível), falta espaço nos estoques, restrições de rodagem, Drop-size baixo; necessidade de mais veículos para menos entregas e etc.  — são problemas habituais para todos os profissionais da cadeia de abastecimento…

COMO EQUALIZAR OS PROCESSOS E REFINAR A LOGÍSTICA

Algumas indústrias enxergam nestas datas a possibilidade de elevar o faturamento e colocar em ordem o fluxo de caixa que pode ser comprometido em razão dos giros de estoques. Estoques custam dinheiro, não é incomum ver empresas desovando o material sazonal em promoções que destroem a margem.

É preciso cautela para que este período de vacas gordas não se transforme em assombração, deve-se ajustar a capacidade de produção de acordo com aumento da demanda. Uma situação de demanda maior que a oferta resultará em perda de vendas, clientes e faturamento.

Vale reforçar a importância da necessidade de empresas que vivem de sazonalidade, buscarem a diversificação de seu portfólio lançando novos produtos e tentando a entrada em outros nichos de mercado, reduzindo sua dependência de eventos sazonais.

Equalizar a previsão da demanda através de planejamento, métodos e processos é outro ponto vital para que não se meta os pés pelas mãos.

Para minimizar os erros e melhorar a acuracidade deve-se caprichar na previsão de vendas ou forecast. Os times de vendas, marketing, produção e finanças geralmente é que se encarregam do tema, baseando-se em técnicas quantitativas e qualitativas.

O processo de previsão deve ter credibilidade, assim, medir também a acuracidade das previsões já feitas pode ajudar a evitar os erros.

Adotar análises de séries temporais, que é um indicador mais comumente utilizado, o qual supõe que as vendas futuras serão um reflexo do passado utilizando análises históricas, tendências, pesquisas e principalmente a experiência do negócio, ajustando as curvas de oferta e demanda, enfim, este é um tema para outro artigo, vamos nos concentrar na logística…

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

 

Pois bem. Como preparar a logística para atender com excelência este período sem que se torne um momento traumático para quem vende, e, muito menos para quem compra?

Com o aumento do fluxo operacional os principais desafios encontrados serão:

  • Atrasos nos envios de mercadorias;
  • Trânsito caótico nas proximidades das festas, principalmente em grandes centros urbanos;
  • Restrições de rodagem nas grandes cidades;
  • Falta crítica de caminhões;
  • Menor efetividade dos caminhões;
  • Queda do Drop-size;
  • Maior dificuldade para se conseguir janela em grandes redes;
  • Maior índice de devoluções por motivos como estoque cheio, falta de tempo hábil para recebimento e etc.

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Trabalhar a questão da sazonalidade vai além de contratar mais veículos para realizar entregas, é preciso planejar o momento. Não planejar as ações com cuidado poderá comprometer sua sobrevivência no médio e longo prazo.

Logística custa dinheiro. Erros de logística custam clientes.

Neste momento as parcerias logísticas devem ser mais bem articuladas. Ou melhor, muito antes do período sazonal a negociação dos termos deveria estar em contrato, essa previsão e controle garantiriam um custo mais baixo e menor dores de cabeça comuns em apagamento de incêndios.

Embarcadores dependem de operadores logísticos para entregar o produto fabricado à seu cliente, certifique-se que esteja com os melhores…

…se a sazonalidade não for só sua, ou seja, se mais empresas atuam no mesmo nicho e também são privilegiadas pelo superaquecimento das vendas, não perca tempo, sairá na frente àquela que se programar para reter os veículos em sua operação, ou melhor, ter consigo um operador logístico que consiga neste momento de aquecimento disponibilizar todos os recursos necessários para suportar sua demanda.

Quero sugerir a leitura de um artigo que escrevi sobre: Tudo que precisa saber antes e depois de contratar um operador logístico:

Olho vivo meu caro. Entender a sazonalidade é fundamental para conseguir trabalhá-la corretamente e, planejamento é a chave para se precaver…

Até a próxima!

Achiles Rodrigues